A internet é um fator determinante na reformulação da opinião pública, bem como no modo como as pessoas se relacionam, compartilham conhecimento, informação e adaptam rotinas costumeiras a partir de funções disponibilizadas através da web.
Nesse último quesito entram apps como Instagram e Foursquare. Quantas vezes você instagramizou aquele cappuccino afrescalhado, ou o sushi com a galera? Duvido que o feijão e arroz de cada dia esteja lá bombando com um X-Pro II. Outro fato costumeiro que eu aposto que vocês cometem quase que diariamente é deixar a comida esfriar ou a cerveja esquentar enquanto faz check-in. Acertei? Eu admito, always.
Pensando em coisas desse tipo eu me perguntei quantas vezes nós, instintivamente, já não mudamos um percurso pra fazer mais check-ins ou garantir uma prefeitura? Quantas vezes foi o Foursquare quem decidiu onde seria o almoço, jantar ou happy hour e não a nossa vontade própria? Quantas vezes a gente, ao invés de tomar um expresso, pediu um motherfucker hipster mocaccino ou ao invés de ir comer pizza foi comer peixinho cru, ao invés de tomar cerveja pediu clericot? O que eu quero? Likes! Status! Agregar valor às minhas redes sociais e, ingenuamente, acredito que com isso também agrego valor à minha vida real. Bullshit!
O maior problema nem é essa mediocridade social que se generaliza radicalmente entre a sociedade internauta. A grande questão é que se perguntarmos às pessoas se isso acontece, se o Instagram ou Foursquare exerce algum tipo de influência na vida delas, a afirmação predominante vai ser a negativa – porque é tão comum quanto esfregar os olhos ao acordar. A internet e seus recursos estão virando instinto, tanto que os bebês praticamente já nascem se comunicando através de um iPad. É natural, é comum, é aceitável e beira a insanidade quando a gente começa a perceber.
Que tal pensarem um pouquinho sobre isso e analisarem um dia que seja a sua relação com o seu smartphone? Acho válido, dygno e saudável! #ficadica
Por Paula Moran
Andre Barbosa
O desejo por novidade e por conhecer sempre mais sobre o comportamento humano é o que move esse publicitário carioca, que já mora em Porto Alegre há duas décadas.
Você também vai gostar de ler...
25 de março de 2022
How to Trust your Intuition when You’re Making a Decision
When you are alone for days or weeks at…
18 de março de 2021
Capture the Beauty of Nature through Photography
Talking to randos is the norm. I’ll…
3 de março de 2021
I Like Keep Things Simple to Appreciate the Details
After designing my ideal week, I had a…