Papel de parede é o que há! Os anos passaram e ele evoluiu. Hoje incorporam novas tecnologias, texturas e efeitos tridimensionais e se tornaram um elemento chave na hora de decorar.
Muitos projetos são salvos graças ao seu uso. Ocupando o lugar da velha parede branca, complementando ambientes e trazendo personalidade, o papel de parede rouba a cena e atrai olhares quando bem escolhido e aplicado, agregando elegância, modernidade e também interatividade. Um ambiente bem decorado afasta o mau humor, dá as boas vindas e reflete a personalidade dos moradores da casa.
Coringa, pode ser aplicado em qualquer ambiente: lavabos, hall de entrada, corredores, quartos, salas comerciais, entre outros. Não há restrições. Vale ressaltar que seu uso deve ser comedido quando carregado nas estampas. Aconselho sua aplicação em apenas uma das paredes.
Papel de parede também é uma boa alternativa para renovadas de final de semana. Sua aplicação é muita prática e simples. Embora exija técnica de um profissional, dispensa quebra quebra e a compra de matérias complementares como em certos casos. Pode ser feito em poucas horas, não tem cheiro nem provoca alergia e, quando bem cuidado, pode durar até 10 anos
Quem me acompanha no Facebook, viu que na semana passada compartilhei um adesivo de parede formato mapa mundi, dando ênfase nos continentes. A sacada é que você deveria colar pins tipo Check-in nos lugares que você já conheceu. Bacana, não?
Na galeria abaixo, reuni incríveis papeis de parede: texturizados, 3D e interativos. Espero que gostem!
[slideshow id=17 w=600 h=400]
Não sabe por onde começar?
Não tem problema! Abaixo relaciono pontos de extrema importância para quem pretende por a mão na massa.
Calculando a quantidade de rolos de papel de parede
Mais do que importante, é fundamental saber o número de rolos que serão usados na aplicação da parede escolhida. Antes de tudo, meça a parede em sua largura e altura e aplique a ‘formula’ abaixo.
Vou citar medidas espontaneamente.
Largura 2,80 x 2,60 Altura = 7,28m²
Divida os m² por 4,5 (Ex. 7,28/4,5= 1,617)
(Por que dividir o resultado por 4,5? Porque é a média coberta por um rolo padrão que tem como medida 0,53cm x 10,00m)
Como o resultado foi 1.61, significa que você vai comprar 02 rolos de papel.
É MUITO importante que você atente ao número de lote/produção destes rolos na hora da compra.
Lotes diferentes do mesmo papel conferem textura e tonalidades diferentes. Não há espaço para esse tipo de deslize, ok?
Do material utilizado para a aplicação à técnica
Sinceramente? Creio que muitos estejam aptos à desenvolver a técnica para a aplicação de papel. Mas muito provavelmente, você não irá desenvolver nesta parede.
O que quero dizer é que não vale o risco e a frustração. Contrate um profissional. Ele tem olho clínico, sabe quanta cola preparar e aplicar no papel (sim, vai no papel, não na parede. Percebe?), vai poder te apontar sobre a condição desta parede que já é pintada e que vai receber o papel de parede.
Maaaaassss, se você pretende ter a experiência, existem bons vídeos no YouTube que dão detalhes significativos à respeito. Relacionam material que você vai precisar e por fim, mostra como se deve proceder com a aplicação.