O frio chegou e veio pra ficar pelo menos nos próximos três meses. Inverno, seu lindo ;* Junto com ele chegaram os chocolates quentes, os fondues, os queijos e os vinhos! #NHAM Além disso chegou uma boa notícia trazida pela MOOD: INVERNO EMAGRECE! Mas como se eu sempre engordo? Ahá! Segundo a nutricionista Vivian Goldberger “Quando a temperatura ambiente abaixa, o metabolismo fica mais acelerado, porque o corpo precisa gastar mais energia para manter a temperatura interna. Por isso, é mais fácil emagrecer no frio do que no calor”. Ou seja, a nossa compulsão por delicinhas engordativas é totalmente emocional! Afinal, quem não curte uma gordice, um filme e um edredom nesses frios massacrantes que nos aguardam?
Saca só as dicas que nos ajudam a chegar tinindo no verãozito e nas praias desse mundinho ensolarado =)
-
Consumir frutas, legumes e verduras (isso é óbvio e deve ser rotina #seliguem)
De acordo com a nutricionista, a base da alimentação saudável e da perda de peso é investir nos ingredientes leves, como frutas, legumes e verduras.
-
Recorrer a versões quentes de comidas leves
Se não dá para fugir da salada, o melhor é adaptá-la ao clima. Sopas, cremes, omeletes e suflês são uma pedida top! Em relação às frutas, como maçã e banana, ela sugere aquecê-l
as no forno ou no microondas e salpicar canela em pó e, se preciso, adoçante, para dar uma cara de sobremesa ao item saudável <3
-
Ingerir alimentos termogênicos (pimenta emagrece :O)
Usar canela para temperar as frutas mornas não ajuda só a dar um gosto melhor a elas, mas também a acelerar ainda mais o metabolismo. Por ser um ingrediente termogênico, a canela ajuda o corpo a queimar mais calorias, já que acelera o organismo. O mesmo acontece com pimenta, alho e cebola.
-
Substituir chocolate-quente por chás (ok, essa a gente pode pular! #NoMoodDoChocolateQuente #forever)
Em vez de optar pelo tentador chocolate-quente, os chás de gengibre, chá verde e até mesmo o de canela. Isso porque eles são termogênicos, aceleram o metabolismo e facilitam a queima de calorias e, logo
, a perda dos quilos extras. Que tal intercalar? Chá, chocolate-quente e chá de novo!
-
Controlar as quantidades (boa pedida, always!)
Uma alimentação saudável nessa época do ano não implica, necessariamente, na eliminação de itens mais calóricos. De acordo com Vivian, não é preciso evitar a canjica da festa junina, o chocolate-quente ou o fondue. Se não for possível preparar uma receita mais light, o ideal é controlar as quantidades para não exagerar na dose e estragar o progresso.
-
Não parar os exercícios (escolham uma academia perto de casa, ou optem por uma caminhada na hora em que o sol já estiver bombando!)
O frio desencoraja muita gente na hora de ir para a academia, mas, segundo Vivian, é importante continuar a rotina de atividades físicas para aumentar a queima de calorias. “Não sou especialista nisso, mas a dica que eu dou é realizar uma atividade que aqueça o corpo rápido, para espantar a preguiça”, diz. Ela lembra também que os exercícios devem durar pelo menos 30 minutos seguidos para fazer algum efeito visível e a regularidade de três vezes por semana é suficiente para melhorar o desempenho ou, no mínimo, manter o peso.
#FICADICA
Alguns tipos de alimentos ajudam ainda mais no sucesso da dieta. Cafeína, gengibre e fibras, também aumentam o gasto calórico. Já as sopas e caldos, além de aquecerem o corpo e manterem a imunidade em dia, dão saciedade. Não é preciso também esquecer o fondue e o chocolate-quente, basta adaptá-los: a bebida, por exemplo, pode ser feita com leite desnatado, cacau em pó com canela e adoçantes. No fondue, pode-se substituir o óleo fervendo na panela por caldo temperado com legumes (fiquei curiosa com essa última dica).
Viu? Não é difícil. Nós é que somos preguiçosos. Bora tentar? A MOOD acredita em vocês e na saúde tinindo em todas as épocas do ano 😀
Se não tiver coragem de sair de casa pra ir até a academia, não tem desculpa! Aqui vão links pra te ensinar a sair da inércia no conforto do seu lar:
http://www.tips4life.com.br/2013/01/exercicios-em-casa-semdesculpas/