Não importa a hora, nem a companhia. Quer dizer, com uma cervejinha na cabeça e uns amigos malucos a fim de dar várias gargalhadas, fica bem melhor. Mas os desenhos animados são sempre uma grande companhia e garantia de diversão na certa. E não adianta vir com o papo de que já passou desta fase, não (talvez para impressionar a mãe e a namorada, mostrar que está mais responsável, mas eu garanto: não funciona). Além do mais, assistir desenhos depois de crescido apresenta algumas vantagens: desperta e muito sua veia criativa – você começa a querer fazer com algumas pessoas o que Comichão e Coçadinha (um desenho dentro do desenho Simpsons) fazem um com o outro -, as histórias apresentam nuances e interpretações que, quando criança, você não percebia (assiste um desenho daquela época e você vai entender o que digo) e você com certeza se diverte muito mais.
Sem contar que estamos passando por uma safra excelente de novos personagens. Hilários e muitas vezes despojados de qualquer moral e bom costume, eles transformam o divertimento em uma seqüência de gargalhadas relaxante.
Se você ainda não se mostra convencido a desligar-se do mundo por um desenho, ai vai o golpe de misericórdia: grande parte dos desenhos que você assistia quando criança ainda passam na TV, como, por exemplo, Patolino , Pernalonga , Tom & Jerry, Pica Pau,Flintstones e Jetsons. Infelizmente os horários são alternativos demais, como nas madrugadas de quarta-feira. Mas é uma das melhores pedidas para não ficar se estressando com aquela maldita insônia, ou com o choro do querido irmão mais novo, que acordou no meio da noite com um pesadelo.
O importante é que você abra a mente, ignore os preconceitos contra os quadrinófilos e dedique algumas horas na frente da TV. Seus conceitos irão mudar com certeza. E sua visão de mundo também. Talvez você até queira se juntar com o Pinky e o Cérebro para dominá-lo.
Sugestão de desenhos para começar a diversão
Alguns talvez você não conheça, outros você já deve estar cansado de ver.
SIMPSONS
Disparado um dos melhores desenhos da história da animação. Nada se compara às tiradas fantásticas de Bart se contrapondo aos exageros politicamente corretos de sua irmã Lisa (se você acha sua irmã chata, ainda não viu nada). De vez em quando pintam figurinhas conhecidas da música para tocar no Bar do Moe (qualquer semelhança com o cara que te atende no teu boteco da esquina talvez seja mera coincidência), como Aerosmith e Ramones. Rola na Fox e na Band .
[hr]
SOUTH PARK
Segue a linha cômica e sem responsabilidade dos Simpsons, caprichando muito mais nos palavrões e no humor negro. Apesar da animação grosseira – os personagens andam de lado, só pra ter uma idéia – que é marca registrada do desenho, garante risadas do começo ao fim. Rendeu dois filmes muito bons. Já vale só para ver Kenny morrer em todos os episódios, e pelas músicas do Isaac Hayes que saem de vez em quando da boca do personagem Chef, cuja voz também é interpretada pelo mesmo. Sempre na MTV.
[hr]
LABORATÓRIO DE DEXTER
Uma obra primadas relações familiares. As eternas diferenças entre irmãos são retratadas através do personagem título e sua irmã Dee Dee. Enquanto ela tenta sempre aproximar-se do irmão para brincar, o garoto só pensa em ciência e como mudar o mundo com suas invenções fantásticas. No mesmo programa, rolam mais dois desenhos paralelos do mesmo criador, Genddy Tartakovsky: Disque M para Macaco, onde um mico com poderes incríveis sempre salva o mundo, e Amigos da Justiça, três heróis malucos, parodiando grandes heróis da Marvel/DC Comics, que moram juntos, combatendo “o desafio do dia-a-dia”. Só no Cartoon Network.
[hr]
FUTURAMA
Praticamente um Simpsons do futuro. Embora os personagens sejam mais numerosos, perderam um pouco do carisma depositado na família maluca americana. Mas rede boas risadas, principalmente quando o robô desbocado Bender resolve dialogar com alguém. Na FOX.
[hr]
EU SOU O MÁXIMO
Pérola da nova geração de animadores. Uma doninha e um babuíno juntos enfrentando as intempéries do cotidiano. A doninha chama-se Máximo, um gênio. O macaco Babão, um imbecil. Juntos protagonizam as melhores tiradas da atual safra de desenhos novos. Risadas garantidas o tempo todo quando o símio está na tela, tentando se sobrepor a inteligência do rival. Só no Cartoon.
[hr]
GARFIELD
No mesmo ritmo das tradicionais tirinhas: piada em cima de piada sobre a vida melancólica do panaca Jon Arbuckle e do detestado cãozinho Oddie. Destaque para os pensamentos filosóficos que seguem a maioria das citações de Garfield, principalmente quando acorda ou termina uma refeição (enfim, o tempo todo). Só no Cartoon. Se puder assistir, vale a pena.
[hr]
VACA E O FRANGO
Outra relação conturbada entre irmão e irmã. Neste, um raquítico frango é o irmão mais velho de uma “pequena” vaca de 200 quilos. Ele faz tudo para afastá-la. Ela, tudo para se aproximar dele. Detalhe interessantíssimo: os pais só aparecem da cintura para baixo, mas as interpretações das pernas fazem o Cigano Igor querer mudar de profissão. Só no Cartoon.
Por Anderson Oliveira