Foi-se o tempo em que na cozinha permaneciam apenas os serviçais, em que cozinhar era sinônimo de trabalho chato e uma obrigação. Com o decorrer dos séculos, a cozinha que por muito tempo foi, de certa maneira, isolada do resto da casa, se tornou um show a parte quando se fala em design de interiores. Na arquitetura atual, a cozinha ocupa um lugar como nunca antes. Elaboradas, bem planejadas, podem amplificar visualmente o espaço físico e colaboram de forma decisiva para a composição do ambiente. A queridinha da casa ganhou ares sofisticados, materiais desenvolvidos para uso direcionado, tecnologia moveleira, assim como utensílios e eletrodoméstico que fazem qualquer um querer se tonar um grande cheff.
Além de atender as expectativas, que no caso da cozinha é saciar os prazeres nutricionais, ela também tem a capacidade de unir e de confraternização. Lembro das manhãs de domingo onde as mulheres da família passavam o tempo envolvidas com os preparativos do almoço à ser servido enquanto desenrolavam um bom papo.
Por esse motivo, resolvi trazer sugestões para você tornar sua cozinha um lugar mais simpático e atrativo, despertando em você o prazer de receber seus amigos e presenteando-os com momentos prazerosos, seja para preparar aquele jantar pro pessoal ou simplesmente trocar uma ideia acompanhada de um chá quente.
Sem quebra-quebra e sem prejudicar seu orçamento, se torna possível, junto a dedicação e disposição, dar boa repaginada em seu visual.
A sua geladeira esta batida? Está aparentando ter mais idade que você? Tudo bem se não puder troca-la agora. Aproveite e tire todos seus imãs dela e dê espaço para os adesivos. Essa caberia bem no “faça você mesmo”. Qualquer coisa que você admire, pode virar um adesivo. Personagens de filmes, música, materiais de trabalho referentes à sua profissão, uma marca de cerveja, etc… Inspire-se! Use algo que lhe agrade e às pessoas que você quer perto. São uma maneira de expressão e de identificação entre seus amigos. Além de serem uma alternativa barata e descolada, são facilmente encontrados em sites especializados é são de fácil aplicação. Se sua geladeira estiver com marcas e outros danos aparentes também pelas laterais, uma das alternativas mais certeiras é o envelopamento. Técnica que cobre 100% de sua parte estrutural metálica como pode ser visto nas imagens abaixo.
Os adesivos vieram com tudo mesmo. Se tornaram práticos, estão por todos os lados e são uma mão na roda neste caso. Outro que aderiu à moda são os azulejos. A parte superior à pia ganha atenção e além de dispor jogo de utensílios e porta temperos, passam a receber cor. Afinal, superfícies estão aí para serem exploradas. Gosto dos adesivos que reproduzem ladrilhos hidráulicos antigos, pastilhas e porcelanas portuguesas, herança cultural deixada pelo nosso país colonizador. Atente na hora da compra, mencione sobre seu local de uso. Adesivos para área molhadas tem acabamento diferenciado para maior duração da aplicação.
Outra alternativa são as pastilhas vitrificadas. Dê inúmeras cores, tamanhos e fabricantes, permitem que você misture cores e até mesmo desenvolva desenhos. Apesar da validade indeterminada, merecem cuidado em seu manuseio, assim como na aplicação que deve ser feita por um profissional para que não se perceba a junção das placas, sem que haja afastamento exagerado das mesmas e perda de nível. Geralmente encontradas em placas de 0,30×0,30cm custam à partir de R$ 13,90, mais massa especifica para sua aplicação.
Chegou a vez da sua mesa de jantar! Tudo bem se não for uma mesa e se você não janta nela. Muitos de nós temos pequenas mesas ou bancadas que servem para o breakfast semanal ou aquela refeição rápida, quase sempre sozinho. Riscos indesejados no tampo da mesa ou outros danos, muitas vezes fazem com que os escondemos com toalhas nada atrativas. A troca do tampo da mesa por uma chapa de outro acabamento à deixa mais bonita e são outro ponto para trazer vivacidade à cozinha. Pode ser vidro, chapas em MDF com fita borda para um excelente acabamento, e a tão conhecida Fórmica (que hoje oferta uma imensidão de cores, reprodução de madeira natural e pedra), madeira rustica maciça encomendada na marcenaria mais próxima, etc. O uso de cores chapadas merecem atenção na escolha. Identifique o estilo da sua. Quais cores pretende usar? Seguirá para o Contrastante? Irá usar as Complementares? Estude! A cozinha merece toda essa atenção especial sim!
Visitar a família no interior sempre pode render ótimos achados! Um olhar mais atento nos abre outra possibilidade: a de reformar móveis antigos como armários, cristaleiras, criados mudos, entre outros. Jogados, merecem atenção especial. Algumas vezes exigem lixamento para remoção do acabamento não desejado e a troca das dobradiças são imprescindíveis. Posterior, a escolha por uma nova cor e a mudança dos antigos puxadores por novos. Com o uso de cores neutras como cinza e seus tons derivados, por exemplo, teremos um ar mais sofisticado, moderno, com uma pegada mais industrial e, com o auxilio de puxadores metálicos de aço escovado, se inicia uma incrível viajem no tempo para o presente. Acho muito bacana o uso de cores vibrantes como vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, lilás em tons muito claros se aproximando do neon. Esses fazem com que o móvel se torne a grande estrela da cozinha e chame toda a atenção para ela. Não é por menos, alegram, trazem vida e são capazes de mudar nosso humor. A cereja do bolo são os puxadores. Metálicos, escovados, plásticos, coloridos, etc… Com maior presença, os puxadores em vidro e porcelana são cheios de detalhes e são um show a parte. Trazem informação, história e uma serie de significados incrustrados. A substituição é bastante simples já que as porcas que os seguram ficam na parte interior de portinhas e gavetas. Bastante simples mesmo. Botão, argola, concha, ponta… Escolha oque melhor se adapta ao móvel.
Tem uma parede livre e não sabe como usa-la? Prateleiras externas são um charme! Compre kits completos nos grandes magazines. Não tem como errar. Tábuas, mãos francesas, parafusos, buchas… Não vai ter problema de esquecer nada. Basta decidir o lugar e fixar. Use vidros decorativos, louças antigas de família e vidros transparentes com cerais. Em belos vidros acomode massas parafuso, espaguete, feijão, arroz, bolachinhas coloridas e balas! Abaixo da ultima prateleira fixe ganchos e pendure xícaras! O conjunto da obra é encantador!
Atitudes muito simples ajudam a dar aquela moral pra cozinha. O fato de mudar a cor das paredes é um deles. Use cores que conversem com os moveis já existentes, que os valorize. Faça um estudo de cores com o auxilio de um profissional e mãos a obra!
Sua cozinha já esta ótima mas quer alegrá-la?
Os utensílios domésticos desenvolvidos pela consagrada marca italiana Alessi, divertem e lançam moda desde sua fundação em 1921 por Giovanni Alessi. Prova disso é o famoso espremedor , Juicy Salif (1990), do designer Philippe Starck. A peça seduz e embriaga qualquer apreciador de peças design mas neste caso, de suco de laranja. Também segue abaixo imagem do cesto para frutas La Stanza dello Scirocco, do italinao Marco Trimarchi.
Veja mais peças e inspire-se aqui.