Começou em 17 de agosto e permanecerá em cartaz até 22 de setembro, a peça A importância de ser Perfeito, apresentada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura a peça aborda temas como o casamento, aparências, verdades e mentiras. A montagem, com direção de Daniel Herz, transporta toda a ação do espetáculo da Londres vitoriana para os dias atuais no Brasil, com a adaptação da mais famosa comédia de Oscar Wilde The importance of being Earnest realizada por Leandro Soares.
A montagem foi idealizada por Leandro Soares e pelo ColetivoAchadoNumaMala. Na peça, os papéis femininos são desempenhados por atores homens do coletivo e mais três atores da Companhia Atores de Laura. Essa concepção de androginia, que a direção incorporou ao trabalho, ganha forma e cor nos figurinos, nos quais elementos masculinos e femininos coexistem e se misturam. A música é tocada ao vivo pelos próprios atores, que também são músicos, em sua maioria.
A opção por homens em papéis femininos foi inspirada no ensaio O epiceno inglês – The importance of being Earnest, de Wilde, da professora e ensaísta americana Camille Paglia, publicado em seu livro Personas Sexuais, de 1990. O artigo levanta um olhar crítico sobre a androginia dos personagens e tornou-se a principal base teórica na criação do espetáculo.
Sobre Oscar Wilde:
Não há como falar em dândi sem pensar no mais iluminado e ferino representante desse modo de (com)portar-se diante da vida e da sociedade. Oscar Fingal O’Flahertie Wills Wilde nasceu no ano de 1854 em Dublin, na Irlanda, e morreu em 1900, auto-exilado em Paris, com apenas 46 anos de idade, deixando poemas, romances, contos, ensaios e peças de teatro que compõem uma das mais brilhantes obras literárias da língua inglesa. Engenhoso dramaturgo e inspirado frasista, tornou-se, a partir de 1890, um dos mais populares dramaturgos atuantes em Londres.
Entre suas obras mais conhecidas estão o romance O retrado de Dorian Gray, as novelas O fantasma de Canterville, O crime do Lord Arthur Savile, o ensaio A alma do homem sob o socialismo, e – escritos depois da grande crise de sua vida – o poema A balada do cárcere de Reading e o texto de introspecção De profundis. Do período de grande sucesso mundano, literário e profissional são as peças Salomé, O leque de Lady Windermere, Um marido ideal e, seu maior triunfo, A importância de ser Prudente, que assinala o auge de sua carreira como dramaturgo bem como o início da decadência de sua vida pública.
Vítima das contradições de sua época e da preconceituosa sociedade vitoriana do século XIX, Wilde teve sua reputação destruída e seu nome apagado dos círculos sociais em que tanto se destacara. Já incondicionalmente amado pelo público teatral londrino, considerando-se inatingível, Wilde moveu um processo de calúnia contra o Marquês de Queensberry, que o acusara de ser homossexual. Queensberry era pai de Lord Alfred Douglas, um jovem aristocrata com quem o escritor mantinha uma ligação amorosa. Embora fosse aceita segundo os padrões morais veladamente hipócritas vigentes na alta sociedade londrina, tal relação jamais poderia ter chegado às páginas dos jornais.
A iniciativa judicial de Wilde revelou-se desastrosa. O réu conseguiu “provar” nos tribunais o comportamento “reprovável” de Wilde: o processo voltou-se contra seu autor, que acabou condenado, por um crime semelhante ao que conhecemos como “atentado violento ao pudor” a dois anos de cárcere em regime de trabalhos forçados. O prestígio social e profissional de Wilde não suportou a exposição pública. No cárcere, escreveu De profundis, uma extensa e reflexiva carta endereçada a Alfred Douglas, e Balada do cárcere de Reading, poema inspirado na execução de um ex-militar do qual o autor foi testemunha na prisão. Esses dois escritos, de grande repercussão até hoje por seu valor humano e literário, coroam a obra de um dos artistas mais radicais de seu tempo, decerto vítima de sentimentos ditos homofóbicos que hoje em dia tanto se busca combater.
Banido de Londres, Wilde viveu em Paris até o fim de seus dias desde que saiu da cadeia. Seu túmulo é até hoje um dos mais visitados do cemitério Père Lachaise: todos os anos inúmeras marcas de batom são deixadas impressas na lápide por fãs em homenagem ao maior dândi que já desfilou por este planeta.
Serviço:
“A importância de ser Perfeito”
Data: de 17 de agosto a 22 de setembro de 2013 (sexta a domingo)
Horário: sextas e sábados às 21h, domingos às 20h
Local: Teatro Maria Clara Machado (Planetário)
Endereço: Rua Padre Leonel Franca, 240
Há estacionamento no local
Informações: (21) 2239-5948 / 2274-7722
Ingresso: R$ 30,00
Bilheteria: de quarta a sábado, das 14h às 22h, e domingo das 14h às 20h