A terra é azul ! Aprendemos isso através de uma das imagens mais distribuídas de todos os tempos, a fotografia conhecida como “Blue Marble” (bolinha de gude azul), imortalizada pela tripulação da Apolo 17 em sete de Dezembro de 1972. A “Bolinha de gude azul” foi a primeira imagem nítida de uma face do planeta Terra iluminada. A partir dela, passamos a conhecer nosso planeta também como a “nave espacial Terra”, fazendo referência à pequena bola azul que vaga pelo espaço sideral carregada de todas as formas de vida que conhecemos. Em tempos de mudanças climáticas, desmatamentos, superpopulação, mega-cidades mal planejadas, alta dos preços dos alimentos, do combustível e uma vasta infinidade de preocupações prioritárias para a sobrevivência dos sistemas vivos que compõe a biosfera, uma simples pergunta parece permanecer sem resposta: Que hábitos ecológicos eu devo absorver?
Hábitos ecológicos para o dia a dia
[hr]
1 – Fazer xixi no banho
Ok, ok, sei que parece nojento, mas desde criança faço isso, depois de adulto que parei, mas agora com as informações que recebi, descobri que essa é uma boa alternativa para economizar água, sim, por incrível que pareça além do xixi ser 95% água (os outros 5% são substâncias como uréia e sal) a água corrente leva tudo embora, só fazer no início do banho e assim você economiza 12 litros de água por dia o que em 1 ano equivale 4380 litros (claro, isso se você tomar banho todos os dias). O site da campanha do xixi no banho é bem legal, dá uma olhada www.xixinobanho.org.br
Assista:http://www.youtube.com/watch?v=8Aw3CeLVR8w
[hr]
2 – Um dia sem carne
Resolvi aderir ao movimento de ficar um dia por semana sem comer carne, e olha que isso é extremamente difícil pra mim, pois fui criado no interior do Rio Grande do Sul e acostumado a comer carne em todas as refeições, sem falar o famoso churrasco de fogo de chão, com muita carne de ovelha, costela e picanha, mas a consciência falou mais alto e vários vídeos mostrando como os animais são mal tratados nos matadouros me deram uma boa lição, sei que não é muito, mas já é um bom começo, além disso, segundo um estudo da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), as emissões de gases de efeito-estufa – como o dióxido de carbono, o metano e o óxido de nitrato – associadas à cadeia de produção da carne representam um quinto das emissões totais mundiais. Cerca de 18% das emissões provêm do desmatamento para a criação de pastagens, do transporte da carne, do processamento industrial do alimento e do sistema digestivo dos bovinos. Calcula-se que o gado emita 80 milhões de toneladas de gás metano (por gases e fezes) por ano. Este gás, por sua vez, tem potencial térmico 21 vezes maior do que o gás carbônico. E ainda tem mais uma coisinha, a dieta sem carne favorece a prevenção de algumas doenças crônicas e degenerativas como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, colesterol elevado, diversos tipos de câncer e diabetes. Ah ! E o dia que a maioria das pessoas adotou para o movimento é a segunda-feira. Bom apetite.
[hr]
3 – Sua Pegada
Dessa vez eu me apavorei, fiz o teste chamado pegada ecológica do site WWF e descobri que seriam necessários 3 planetas terra para suportar pessoas com o meu estilo de vida. Pensei que tivesse atitudes conscientes, mas descobri que cometo muitos erros no meu dia-a-dia, é um bom soco no estômago e uma maneira de começar a entender que se não mudarmos, as coisas só vão piorar, entra no site e faça o teste você também e descubra o quanto seu estilo de vida pode estar ajudando na destruição do nosso planeta. http://www.pegadaecologica.org.br/.
[hr]
4 – Consumidor consciente
Quando você vai fazer compras qual é o ponto decisivo para comprar esse ou aquele produto ? Sei como profissional do marketing que são vários os impulsos que levam uma pessoa a comprar determinado produto preterindo o que por muitas vezes seria o melhor produto, mas vamos ser racionais, o ato da compra é o momento perfeito para escolhermos produtos ecologicamente corretos, comprar de empresas que se preocupam com a reciclagem, que não fazem testes em animais, não utilizam materiais que prejudicam nossas águas, solos, ar e que tenham uma política de tratamento de resíduos deve ser uma obrigação nossa nos dias de hoje, esse ato pode ser um extremo diferencial, aos poucos e atingindo onde as empresas sempre sentem (o bolso), podemos exigir que o mínimo seja feito pelo nosso planeta. Ter um consumo consciente tanto em relação ao que vamos comprar e a quantidade do que compramos são fatores fundamentais para proteger nosso planeta.
[hr]
5 – 7 x 7
Como aqui só posso falar de 7 comportamentos, resolvi incluir num dos tópicos 7 coisas que estamos cansados de ouvir, mas nem sempre fazemos, vamos lá:
1 – apague a luz ao sair dos ambientes;
2 – escove os dentes com a torneira fechada;
3 – separe o seu lixo;
4 – não joguem o lixo na rua (isso vale para os fumantes também, já observou quanta bituca de cigarro encontramos pela rua);
5 – substitua as lâmpadas por fluorescentes ou as novas e mais econômicas de led;
6 – procure andar a pé ou de bicicleta, se usar o carro, dê carona para amigos, colegas de trabalho ou se possível utilize o transporte público;
7 – seja consciente com o desperdício de comida, fique atento ao consumo dos eletrodomésticos, evite sacolas plásticas, use a máquina de lavar na capacidade máxima…. bom pelo que você pode ver a lista é enorme e já passei e muito das 7 dicas, apenas tente fazer a sua parte !
[hr]
6 – O que posso fazer ?
Uma pergunta que escuto é que as pessoas querem fazer as coisas, mas não sabem como, nem onde, nem de que maneira, então vamos lá.
Existem várias ONG´s que trabalham com serviços de prevenção e voluntariado, aqui mesmo nas minhas dicas cito algumas, se você pensar alguns segundos vai lembrar (Greenpeace, PETA, WWF, Akatu …), então é só procurar essas instituições e cooperar de alguma maneira, existem também empresas privadas que desenvolvem em comunidades esses trabalhos, segundo uma pesquisa, 85% da empresas no Brasil, fazem ou pretende fazer alguma ação ambiental (quem sabe você não implanta um sistema na sua empresa, pode ser desde um simples cesto para separar o lixo a adoção de sistema alternativo de iluminação e energia).
Também encontramos em várias cidades ótimas feiras de produtos orgânicos, empresas que desenvolvem tecidos feito de garrafas pet, blogs que ensinam como reaproveitar o lixo, e muitas alternativas, o que não podemos mais é inventar desculpas e ficar apenas esperando que os outros façam alguma coisa.
[hr]
7 – Homem-refluxo
Como o blog é sobre 7 dicas, achei interessante um projeto chamado homem-refluxo, onde uma pessoa passa 7 dias vestindo todo o lixo que produz, uma maneira criativa e diferente de chamar a atenção para a quantidade de lixo que produzimos por dia, se quiser saber mais informações sobre o projeto acesse o site http://www.homemrefluxo.com/br/projeto, quem sabe depois de uma experiência dessas não aprendemos a tratar os nossos restos com mais cuidado.
Por Daniel Anillo