Homens que cuidam das unhas, do cabelo, que passam cremes no corpo, tratam do cabelo e da pele estão se tornando cada vez mais comuns na atual conformação social. Em se tratando de saúde, esse quesito pode ser considerado também em evolução?
A exemplo do movimento Outubro Rosa, em prol da conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama, novembro começa orientando através da tendência, o bigode, que virou febre em estampas, bijouterias e até objetos de decoração, na sua versão em inglês “moustache”, soma-se ao mês em que estamos, também utilizado em inglês, neste caso, “november”, gerando: MOVEMBER.
Um movimento que exalta os bigodões, incentivando com que os homens raspem toda a barba e durante os 30 dias do mês cultivem os pêlinhos abaixo do nariz em prol do movimento que visa ressaltar a importância da prevenção do câncer de próstata.
O projeto iniciou em 2003 na Austrália, e desde então o movimento já arrecadou 1 milhão de homens em 10 países, e U$174 milhões foram arrecadados em festas e eventos. Tudo destinado para pesquisas sobre o câncer de próstata e programas de saúde dos países participantes. No Movember.com é possível fazer doações, ver dicas para cuidar dos bigodes, bigodinhos e bigodões de plantão e até entrar para a galeria de Mo Bros que apoiam a ideia.
Adam Garone, CEO e co-fundador do projeto, conta um pouquinho de como o projeto funciona.
Qual é o perfil do homem que participa do Movember? É um gentlemen contemporâneo que cuida de sua saúde e ajuda na mudança de comportamento do homem. Ele ostenta um bigode glorioso ao logo de novembro e se torna um cartaz ambulante incitando conversas sobre o câncer de próstata para quebrar estigmas e incentivar os homens a fazer o exame preventivo anualmente.
Como tem sido a recepção dos homens? Desde que começamos, como uma brincadeira ao redor de uma mesa de bar, a ideia se espalhou. A campanha já tem núcleos na Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Finlândia, Holanda, Espanha, Irlanda e África do Sul. Só em 2010, ganhamos 450 mil parceiros que ajudaram a arrecadar U$ 81 milhões para pesquisas.
Qual é o retorno que se percebe entre o público? A saúde preventiva é algo que parece não estar no radar da maioria dos homens e essa é a questão que nosso programa quer mudar. Aos poucos conseguimos mudanças efetivas, abrimos discussões sobre o assunto e quebramos barreiras. Queremos que eles tornem-se responsáveis por sua saúde, entendam seu corpo e que a partir daí possam até mesmo orientar outras pessoas. Com um simples bigode podemos mudar literalmente a cara do homem e a cara da saúde masculina.
Bora participar? Acho dygno a mulherada descolar um bigodin improvisado e apoiar a homarada nessa causa. E cá entre nós, cuidar da saúde é quase tão sexy quanto um bigodinho maroto emoldurando um sorriso colgate! #seliga
Acompanhem as novidades pela page e sejam bigodudos felizes.
PS: meninas, continuem tirando o buço tá? POR FAVOR! OBRIGADA! Nossa Senhora da Noção agradece e te abençoa eternamente.
Por Paula Moran
Andre Barbosa
O desejo por novidade e por conhecer sempre mais sobre o comportamento humano é o que move esse publicitário carioca, que já mora em Porto Alegre há duas décadas.
Você também vai gostar de ler...
25 de março de 2022
How to Trust your Intuition when You’re Making a Decision
When you are alone for days or weeks at…
18 de março de 2021
Capture the Beauty of Nature through Photography
Talking to randos is the norm. I’ll…
3 de março de 2021
I Like Keep Things Simple to Appreciate the Details
After designing my ideal week, I had a…