“Já beijei um, já beijei dois, já beijei três! Hoje eu já beijei e vou beijar mais uma vez!” Oi?! Isso mesmo gente linda, a gente tá no #MOODbeijo e traz projetos lindos de quem se inspirou nessa coisa bem boa que é beijar e beijar MUITO!
Pode ser o cachorro, o vizinho, o marido, a namorada, a peguete, o irmão, o porteiro, a vó, a caturrita, o amante, o urso de pelúcia, aquele brigadeiro maravilhoso que você estava esperando pra poder sair da dieta e comer fazia semanas, beija fia! Tem jeito melhor de demonstrar carinho do que dar aquele estalinho babado na coisa amada? Não tem!
Cumprimento, despedida, preliminares, demonstração pública de afeto, seja qual for a ocasião, o beijo serve como uma forma de afeição e costuma ser retratado poeticamente nas mais variadas formas de expressão artística, no cinema principalmente, ó:
- Em 1927, Wings, o vencedor do Oscar de melhor filme, também foi o primeiro filme (de que se tem registro) a mostrar dois homens se beijando. O beijo foi apenas no rosto, mas já rendeu bafafá.
- Em 1942 o filme Casablanca emocionou audiências do mundo inteiro com a cena do beijo de despedida que o personagem de Humphrey Bogart dá em Ingrid Bergman.
- Em 1953 o filme From Here to Eternity apresentou uma das cenas mais reconhecidas de beijo da história do cinema: a que ocorre entre as personagens de Burt Lancaster e Deborah Kerr enquanto estão deitados na areia da praia.
- Em 1955 no desenho a Dama e o Vagabundo, enquanto os cãezinhos comem um macarrão juntos seus focinhos se encontram num beijinho.
- Em 1967 em Guess Who’s Coming to Dinner causou nervosismo social por mostrar o relacionamento de um médico negro e uma mulher branca. Em uma das primeiras cenas do filme, os dois personagens se beijam num táxi.
- Em 1989 o Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore, presta, na sequência final, uma homenagem ao beijo no cinema.
- Em 1992 é lançado o MTV Movie Awards. Dentre as categorias está a de melhor sequência de beijo. Os primeiros premiados foram Anna Chlumsky e Macaulay Culkin pelo filme Meu Primeiro Amor.
- Em 2002 nunca ninguém se esquecerá do Homem Aranha beijando a Mary Jane de cabeça para baixo na chuva, impossível, mas lindo.
- Já em 2005 o filme Brokeback Mountain causa o furor do século em praticamente todos os lugares do mundo com o abuso do Heath Ledger dando aqueles beijos bem beijados no Jake Gyllenhaal. Eles, óbvio levaram um MTV Movie Award de melhor sequência de beijo.
Já na fotografia, muitos são os projetos que englobam esse tema babado, digo, amado.
Espiem só:
– 100 World Kisses: O fotógrafo Ignacio tem como objetivo fotografar 100 beijos por cada cidade do mundo na qual passar, ele posta tudo na page do projeto no facebook, curte lá!
– Kiss: É uma série fotográfica de Andy Barter, um fotógrafo inglês, que busca mostrar, através do ângulo captado a união dos corpos em um só através do beijo.
– Urban Romance: Matt Weber dedicou-se nos últimos 30 anos a tirar fotos de gestos de carinho e beijos, discretos ou não, de casais desavisados nas ruas de Nova York.
– Kiss me please: Nagano Toyokazu tira fotos de sua filha beijando o mundo! #muitoamornatimeline
Deu de foto e falatório, né?
Vamos beijar?
Vou até ajudar no climão maneiro! 😉